Soluções em Criptomoedas

A Finchain é a escolha certa na criação de criptomoedas

O que é Token?

Token é uma representação digital de um ativo. No mundo blockchain, representa a unidade de valor de um projeto ou rede. Pode ser proveniente de um ICO (Oferta Inicial de Moedas) ou de um STO (Oferta inicial de títulos). Esse é um processo em que um projeto é financiado, em sua maioria, (crowdfunding) com criptomoedas e geralmente através de contratos inteligentes distribui esses Tokens para os financiadores.

Token Meio de Pagamento (Currency)

Esse é o tipo mais comum de token, também conhecido como criptomoeda. Seu objetivo é exercer as funções de uma moeda fiduciária com finalidade de transferência de capital financeiro. A vantagem da utilização de uma criptomoeda para realizar transações é a estrutura Blockchain que provém consenso, segurança e disponibilidade de maneira descentralizada e independente de instituições financeiras.

Securities Token

Esses tokens são aqueles que representam valores mobiliários, nos quais há expectativa de lucro, como ações, debêntures, cotas de fundos de investimento, etc. Pela característica de divisão em frações de geralmente em 8 casas decimais, a tokenização de um ativo mobiliário possibilita um escopo maior de investidores.

Equity Token

São uma especialização de securities tokens que representam participações em uma empresa. Fazendo um paralelo, assim como criptomoedas tem como objetivo exercer as funções do dinheiro, um equity token exerce as funções de ações em uma bolsa. É uma excelente alternativa aos meios tradicionais de financiamento coletivo focados em alavancar startups.

Utility Token

São aqueles Tokens que o capital levantado é direcionado, necessariamente, para prover um produto ou serviço dentro de uma rede específica, não possuindo utilidade fora dela. Assim como as criptomoedas, eles não tem como objetivo primário serem investimentos, mas uma parte das contribuições se originam de pessoas que visam obter lucro com a sua valorização de preço frente ao mercado. Isso porque geralmente esses Tokens tem uma emissão limitada, portanto, com o aumento de demanda consequentemente aumenta seu valor, uma vez que a oferta é constante.

Soluções em Blockchain,